Resumo
Aprenda a aplicar as normas de higiene e segurança alimentar para a manipulação de carnes e seus produtos, garantindo a certificação legal e o exercício da atividade com sucesso.
Objetivo Geral
Aplicar os princípios, procedimentos e boas práticas de manipulação, conservação, distribuição e venda de carnes e seus derivados, no âmbito de um sistema de HACCP e de acordo com a legislação em vigor.
Competências a Desenvolver
- Compreender os princípios da microbiologia alimentar e identificar os principais agentes contaminantes das carnes e os riscos de contaminação biológica, física e química;
- Aplicar as boas práticas de higiene pessoal e comportamental dos manipuladores;
- Executar os procedimentos de limpeza e desinfeção das instalações, equipamentos e utensílios;
- Selecionar e utilizar corretamente o vestuário e os Equipamentos de Proteção Individual (EPI);
- Identificar as condições ideais de acondicionamento, embalagem e temperatura para a conservação de carnes;
- Controlar as temperaturas e as condições adequadas de receção e armazenamento de carnes e seus produtos;
- Implementar os princípios do sistema HACCP para controlo de pontos críticos no processo produtivo;
- Gerir a rastreabilidade dos produtos e o registo de não conformidades;
- Assegurar o cumprimento da legislação nacional e europeia em vigor para o setor de carnes e derivados.
Destinatários
Este curso destina-se a gerentes e chefes de equipa de estabelecimentos de comércio retalhista de carnes e seus derivados, talhantes, operadores de balcão de charcutaria, profissionais de unidades de processamento de carnes, de armazéns de produtos cárneos e centrais de distribuição e outros profissionais interessados no tema.
Aplicações Práticas
Este curso permite-lhe obter o cartão de manipulador de carnes seus produtos, emitido pela FNACC (Federação Nacional das Associações dos Comerciantes das Carnes) e assegurar que toda a cadeia de valor da carne cumpre os requisitos sanitários, evitando coimas e riscos para a saúde pública através da aplicação rigorosa de planos de higienização e da monitorização de pontos críticos de controlo.
Programa
- Higiene das Carnes e Produtos
- Microbiologia da Higiene Alimentar
- Higiene dos Manipuladores
- Higiene das Instalações, Equipamentos e Utensílios
- Acondicionamento e Embalagem das Carnes e Produtos
- Condições Higiénicas a Observar na Venda e Distribuição das Carnes e Produtos
- Segurança Alimentar/Sistema Baseado no Princípio HACCP (Hazard Analysis Critical Control Point)
- Legislação
Funcionamento
- Este curso tem apoio do formador, que esclarecerá as suas dúvidas através de um fórum de discussão, onde poderá colocar as suas questões a qualquer momento durante a duração do curso.
- O curso encontra-se estruturado em aulas, que estão num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning.
- Cada aula tem uma duração média estimada de 2 horas.
- Pode aceder às aulas a qualquer hora do dia ou da noite, bem como fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade e disposição, tendo apenas a restrição de ter de terminar o curso até ao último dia de formação.
- As aulas são disponibilizadas na sua Área de Membro de 2 em 2 dias, podendo frequentar cada aula desde o dia em que é disponibilizada até ao último dia de formação. O curso só termina 5 dias depois de ser disponibilizada a última aula.
- Pode ainda interromper uma aula a qualquer momento e recomeçá-la mais tarde, podendo frequentar cada aula quantas vezes desejar.
- No final de cada aula tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir.
- No final do curso receberá um Certificado de Formação Profissional caso realize pelo menos 50% dos elementos de avaliação do curso (trabalhos, testes de avaliação e a participação online nos debates lançados no fórum) e tenha avaliação final positiva.
- Esta formação é certificada e, como tal, a emissão do certificado é feita através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) do Estado Português e as competências desenvolvidas são registadas no Passaporte Qualifica.
Requisitos
- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador ou um tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
- Pode aceder ao curso a partir de qualquer computador (por exemplo, em casa e no escritório), tablet ou smartphone.
- Não necessita de instalar quaisquer programas no seu computador para poder aceder ao curso.
- Este curso não exige qualquer conhecimento prévio do tema.