Resumo
Aprenda a realizar auditorias internas no âmbito da segurança alimentar.
Objetivo Geral
Planear e realizar auditorias internas na área da segurança alimentar.
Competências a Desenvolver
- Identificar as imposições legais no âmbito da segurança alimentar;
- Identificar boas práticas de procedimentos na área da higiene e segurança alimentar;
- Avaliar todas as componentes de um sistema HACCP;
- Dominar o código de ética do auditor;
- Identificar as características do perfil do auditor e os requisitos para ser auditor;
- Identificar as fases e procedimentos associados a uma auditoria de HACCP;
- Elaborar planos de auditoria, checklists e outros instrumentos de trabalho;
- Identificar evidências de auditoria;
- Simular auditorias internas de segurança alimentar;
- Elaborar relatórios de auditorias de HACCP;
- Analisar e interpretar um relatório de auditoria.
Destinatários
Este curso destina-se a gestores da qualidade e segurança alimentar, técnicos, consultores e operacionais com responsabilidades na área alimentar.
Aplicações Práticas
Este curso permite-lhe planear, organizar e realizar auditorias no âmbito do sistema HACCP.
Programa
1. Sistema HACCP
- Enquadramento Legal
- Pré-Requisitos ao HACCP
- Metodologia do HACCP
- Gestão do Sistema HACCP
- Análise de Perigos
2. O Auditor
- Código de Ética do Auditor
- Princípios Éticos
- Regras de Conduta
- Perfil do Auditor
- Requisitos do Auditor
- Competências e Comportamentos do Auditor
3. Auditorias ao Sistema HACCP
- Principais Conceitos de uma Auditoria
- Princípios da Auditoria
- Gestão de um Programa de Auditoria
4. Execução de uma Auditoria
- Check-List para uma Auditoria
- Plano de Auditoria
- Evidências de Auditoria
- Relatório de Auditoria
Funcionamento
- Este curso tem apoio do formador, que esclarecerá as suas dúvidas através de um fórum de discussão, onde poderá colocar as suas questões a qualquer momento durante a duração do curso.
- O curso encontra-se estruturado em aulas, que estão num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning.
- Cada aula tem uma duração média estimada de 3 horas.
- Pode aceder às aulas a qualquer hora do dia ou da noite, bem como fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade e disposição, tendo apenas a restrição de ter de terminar o curso até ao último dia de formação.
- As aulas são disponibilizadas na sua Área de Membro de 2 em 2 dias, podendo frequentar cada aula desde o dia em que é disponibilizada até ao último dia de formação. O curso só termina 5 dias depois de ser disponibilizada a última aula.
- Pode ainda interromper uma aula a qualquer momento e recomeçá-la mais tarde, podendo frequentar cada aula quantas vezes desejar.
- No final de cada aula tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir.
- No final do curso receberá um Certificado de Formação Profissional caso realize pelo menos 80% dos elementos de avaliação do curso (trabalhos, testes de avaliação e a participação online nos debates lançados no fórum) e tenha avaliação final positiva.
- Esta formação é certificada e, como tal, a emissão do certificado é feita através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) do Estado Português e as competências desenvolvidas são registadas no Passaporte Qualifica.
Requisitos
- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador ou um tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer.
- Pode aceder ao curso a partir de qualquer computador (por exemplo, em casa e no escritório), tablet ou smartphone.
- Não necessita de instalar quaisquer programas no seu computador para poder aceder ao curso.
- Este curso não exige qualquer conhecimento prévio do tema.