Dinâmica e Animação de Grupos
RESUMO
Aprenda a intervir através de dinâmica de grupo, como participar e coordenar vários grupos ao longo da vida: na escola, em casa, no trabalho.
OBJECTIVO GERAL
No finar do curso deverá conseguir desenvolver competências no domínio da animação e dinâmica de grupos.
OBJECTIVOS
- Definir uma dinâmica de grupo
- Identificar as etapas da dinâmica de grupo
- Saber controlar a ansiedade na dinâmica de grupo
- Conhecer técnicas de sensibilização e integração
- Aplicar técnicas para comunicação interpessoal eficaz
- Saber as regras, normas e procedimentos na liderança
- Reconhecer atitudes facilitadoras e que dificultam a liderança
- Listar técnicas de jogo
- Conhecer técnicas de criatividade
DESTINATÁRIOS
Profissionais que pretendam aperfeiçoarem as técnicas de dinâmica e animação de grupos nomeadamente: Docentes, Técnicos de Saúde, Enfermeiros, Formadores, Animadores Culturais, entre outros.
APLICAÇÕES PRÁCTICAS
Este curso é considerado pertinente pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) para efeitos de Formação Contínua de Formadores e para renovação do Certificado de Aptidão Pedagógica de Formadores.
PROGRAMA
- 1. Evolução e conceito de dinâmica de grupo
- 2. As etapas da dinâmica de grupo
- 3. Ansiedade e dinâmica de grupo
- 4. Técnicas de sensibilização e integração
- 5. O Processo da Comunicação
- 6. A linguagem gestual (do corpo)
- 7. Estilos de comunicação
- 8. Técnicas para uma comunicação eficaz
- 9. Dinâmica de grupo e liderança
- 10. Tipos de lideres e formas de liderança
- 11. Técnicas de jogo e simulação
- 12. Técnicas de criatividade
FUNCIONAMENTO
- Este curso tem apoio do formador, que esclarecerá as suas dúvidas através de um fórum de discussão, onde poderá colocar as suas questões a qualquer momento durante a duração do curso.
- O curso encontra-se estruturado em aulas, que estão num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning.
- Pode aceder às aulas a qualquer hora do dia ou da noite, bem como fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade e disposição, tendo apenas a restrição de ter de terminar o curso até ao último dia de formação.
- As aulas são disponibilizadas na sua Área de Membro de 2 em 2 dias, podendo frequentar cada aula desde o dia em que é disponibilizada até ao último dia de formação. O curso só termina 5 dias depois de ser disponibilizada a última aula.
- Pode ainda interromper uma aula a qualquer momento e recomeçá-la mais tarde, podendo frequentar cada aula quantas vezes desejar.
- No final de cada aula tem a possibilidade de efectuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir.
- No final do curso receberá um Certificado de Formação Profissional caso frequente pelo menos 80% das aulas, realize as tarefas propostas, participe no fórum de discussão e tenha avaliação final positiva.
REQUISITOS
- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador com ligação à Internet (preferencialmente de banda larga, como o ADSL) e um browser (programa para navegar na web), como o Internet Explorer, o Netscape Navigator ou o Firefox.
- Pode aceder ao curso a partir de qualquer computador (por exemplo, em casa e no escritório).
- Para obter uma correcta visualização do curso faça o download (gratuito) e respectiva instalação do programa Java.
- Este curso não exige qualquer conhecimento prévio do tema.
PRÓXIMAS DATAS DESTE CURSO
- de 6 a 19 de Junho de 2008
- de 22 de Junho a 5 de Julho de 2008
- de 8 a 21 de Julho de 2008