Inscreva-se neste curso
Resumo
Aprenda a realizar avaliações psicológicas é para compreender os factores cognitivos e psicológicos das crianças e dos adolescentes.
Objectivo Geral
Analisar e compreender os factores cognitivos e psicológicos da infância e da adolescência através da avaliação psicométrica.
Objectivos
- Definir o que é a avaliação psicológica
- Referir quais os objectivos da avaliação psicológica
- Compreender as questões éticas relacionadas com a avaliação psicológica
- Reconhecer diferentes métodos/técnicas e quais os instrumentos a utilizar
- Saber o que se deve ou não dizer e fazer e quais os materiais a usar para que a sua administração seja correcta
- Identificar as características do relatório psicológico
- Aplicar adequadamente as Matrizes Progressivas de Raven
- Saber aplicar a Bateria de Aptidões para a Aprendizagem Escolar - BAPAE
- Reconhecer as características dos vários sub-testes que compõem a WISC - III
- Saber cotar todas as provas
- Conseguir fazer interpretações dos resultados e propor o devido encaminhamento
Destinatários
Este curso destina-se a profissionais da área da psicologia, pedagogos e educadores que pretendem realizar avaliações psicométricas, assim como a pais e estudantes que têm interesse em saber como são feitas as avaliações psicométricas.
Aplicações Práticas
Este curso permite-lhe realizar uma avaliação dos factores cognitivos e psicológicos segundo a aplicação das matrizes progressivas de Raven, da BAPAE e do Wisc III.
Programa
- 1. Avaliação Psicológica
- 2. O conceito de Avaliação Psicológica
- 3. Instrumentos de Avaliação
- 4. Matrizes Progressivas de Raven - Coloridas
- 5. Bateria de Aptidões para a Aprendizagem Escolar - BAPAE
- 6. Escala de Inteligência de Weschler para Crianças – WISC - III
Funcionamento
- Este curso tem apoio do formador, que esclarecerá as suas dúvidas através de um fórum de discussão, onde poderá colocar as suas questões a qualquer momento durante a duração do curso.
- O curso encontra-se estruturado em aulas, que estão num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning.
- Cada aula tem uma duração média estimada de 2 horas.
- Pode aceder às aulas a qualquer hora do dia ou da noite, bem como fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade e disposição, tendo apenas a restrição de ter de terminar o curso até ao último dia de formação.
- As aulas são disponibilizadas na sua Área de Membro de 2 em 2 dias, podendo frequentar cada aula desde o dia em que é disponibilizada até ao último dia de formação. O curso só termina 5 dias depois de ser disponibilizada a última aula.
- Pode ainda interromper uma aula a qualquer momento e recomeçá-la mais tarde, podendo frequentar cada aula quantas vezes desejar.
- No final de cada aula tem a possibilidade de efectuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir.
- No final do curso receberá um Certificado de Formação Profissional caso frequente pelo menos 80% das aulas, realize as tarefas propostas, participe no fórum de discussão e tenha avaliação final positiva.
Requisitos
- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador com ligação à Internet (preferencialmente de banda larga, como o ADSL) e um browser (programa para navegar na web), como o Internet Explorer, o Netscape Navigator ou o Firefox.
- Pode aceder ao curso a partir de qualquer computador (por exemplo, em casa e no escritório).
- Não necessita de instalar quaisquer programas no seu computador para poder aceder ao curso.
- Este curso não exige qualquer conhecimento prévio do tema.
Próximas datas deste curso
- de 19 de Maio a 3 de Junho de 2012
- de 4 a 19 de Junho de 2012
- de 20 de Junho a 5 de Julho de 2012
- de 6 a 21 de Julho de 2012
Inscreva-se neste curso