Adolescentes, Drogas e Sexualidade
RESUMO
Todas as fases da vida são períodos em que estamos perante riscos. No entanto, a adolescência caracteriza-se por ser particularmente propícia a determinados riscos, como o exemplo das drogas, a gravidez precoce ou as doenças sexualmente transmíssiveis.
OBJECTIVO GERAL
No final do curso deverão obter os conhecimentos sobre as técnicas de prevenção passíveis de colocar em acção no dia-a-dia com os adolescentes, para que possam, mais eficazmente, fazer frente aos riscos associados à adolescência.
OBJECTIVOS
- Formular uma definição de adolescência, tendo em atenção as características deste processo, a sua duração e as questões que lhe estão associadas
- Adquirir conhecimentos teóricos sobre os vários tipos de drogas existentes
- Adquirir conhecimentos teóricos sobre os vários tipos de doenças sexualmente transmíssiveis e métodos contraceptivos existentes
- Aprender técnicas de comunicação com os adolescentes, de modo a conseguir abordar as diversas questões inerentes à adolescência, numa perspectiva informativa e preventiva
DESTINATÁRIOS
Este curso dirigi-se a todos aqueles que queiram aprender a lidar com os adolescentes, desde assistentes sociais, profissionais de psicologia, bem como a todos os pais e adolescentes.
PROGRAMA
- 1. A Adolescência
- 2. As Drogas
- 3. A importância da Família na prevenção do consumo de drogas
- 4. A Sexualidade
- 5. A importância da Família na prevenção de gravidez precoce e das doenças sexualmente transmissíveis.
FUNCIONAMENTO
- Este curso tem apoio do formador, que esclarecerá as suas dúvidas através de um fórum de discussão, onde poderá colocar as suas questões a qualquer momento durante a duração do curso.
- O curso encontra-se estruturado em aulas, que estão num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning.
- Pode aceder às aulas a qualquer hora do dia ou da noite, bem como fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade e disposição, tendo apenas a restrição de ter de terminar o curso até ao último dia de formação.
- As aulas são disponibilizadas na sua Área de Membro de 2 em 2 dias, podendo frequentar cada aula desde o dia em que é disponibilizada até ao último dia de formação. O curso só termina 5 dias depois de ser disponibilizada a última aula.
- Pode ainda interromper uma aula a qualquer momento e recomeçá-la mais tarde, podendo frequentar cada aula quantas vezes desejar.
- No final de cada aula tem a possibilidade de efectuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir.
- No final do curso receberá um Certificado de Formação Profissional caso frequente pelo menos 80% das aulas, realize as tarefas propostas, participe no fórum de discussão e tenha avaliação final positiva.
REQUISITOS
- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador com ligação à Internet (preferencialmente de banda larga, como o ADSL) e um browser (programa para navegar na web), como o Internet Explorer, o Netscape Navigator ou o Firefox.
- Pode aceder ao curso a partir de qualquer computador (por exemplo, em casa e no escritório).
- Para obter uma correcta visualização do curso faça o download (gratuito) e respectiva instalação do programa Java.
- Este curso não exige qualquer conhecimento prévio do tema.
PRÓXIMAS DATAS DESTE CURSO
- de 13 de Junho a 4 de Julho de 2008
- de 29 de Junho a 20 de Julho de 2008
- de 15 de Julho a 5 de Agosto de 2008