Competitividade e Estratégia da Empresa
RESUMO
Aprenda a analisar e a implementar estratégias competitivas eficazes e duradouras.
OBJECTIVO GERAL
No final do curso devem ter adquirido conhecimentos que permitem estar mais atentos às constantes mudanças e exigências do mercado, sensibilizando-os para a importância e urgência das vantagens competitivas enquanto alicerce fundamental da estratégia de uma empresa.
OBJECTIVOS
- Conhecer o significado de Estratégia Organizacional
- Compreender a evolução do conceito de Estratégia nos últimos 50 anos
- Compreender a relação entre Gestão Estratégica e Competitividade
- Reconhecer a importância do Pensamento e Planeamento Estratégico numa empresa
- Tomar conhecimento das diferentes estratégias competitivas existentes numa empresa
- Identificar os estilos de estrategas existentes
- Reconhecer as características que tornam uma empresa competitiva
DESTINATÁRIOS
Empresários e quadros de empresas que pretendam aprofundar os seus conhecimentos na temática da gestão estratégica e da competitividade. Alunos de Gestão de Empresas, Marketing e demais cursos relacionados com as ciências empresariais.
PROGRAMA
- 1. Estratégia Organizacional: definição e conceito
- 2. Evolução da Estratégia Organizacional nos últimos 50 anos
- 3. Pontos-chave da Gestão Estratégica
- 4. Pensamento e Planeamento Estratégico
- 5. Estratégias competitivas e competências organizacionais
- 6. Os Estrategas: Homens da estratégia
- 7. Estudo de Caso
FUNCIONAMENTO
- Este curso é um curso de auto-aprendizagem. A partir do momento em que iniciar este curso, terá disponíveis todas as aulas na sua Área de Membro. Dispõe de 60 dias para terminar o tutorial.
- O curso encontra-se estruturado em aulas, que estão num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning.
- Cada aula tem uma duração média estimada de 2 horas.
- Pode aceder às aulas a qualquer hora do dia ou da noite, bem como fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade e disposição, tendo apenas a restrição de ter de terminar o curso até ao último dia de formação.
- Pode ainda interromper uma aula a qualquer momento e recomeçá-la mais tarde, podendo frequentar cada aula quantas vezes desejar.
- No final de cada aula tem a possibilidade de efectuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir.
- No final do curso receberá um Certificado de Formação Profissional caso frequente pelo menos 80% das aulas e tenha avaliação final positiva.
- Este tutorial não tem apoio de formador.
REQUISITOS
- Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador com ligação à Internet (preferencialmente de banda larga, como o ADSL) e um browser (programa para navegar na web), como o Internet Explorer, o Netscape Navigator ou o Firefox.
- Pode aceder ao curso a partir de qualquer computador (por exemplo, em casa e no escritório).
- Para obter uma correcta visualização do curso faça o download (gratuito) e respectiva instalação do programa Java.
- Este curso não exige qualquer conhecimento prévio do tema.
PRÓXIMAS DATAS DESTE CURSO
- de 12 de Junho a 11 de Agosto de 2008
- de 28 de Junho a 27 de Agosto de 2008
- de 14 de Julho a 12 de Setembro de 2008